sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Design na Praça - Batalha de Ilustradores

Essa semana na quarta-feira dia 23 de outubro ocorreu na praça Cacilda Becker (mais conhecida como "quadrado da Urca") o Design na Praça, evento paralelo da Semana de Design do O GLOBO. Participei desse evento em uma atividade chamada Batalha de Ilustradores, em que duplas de ilustradores desenharam e pintaram ao vivo um em cima do desenho do outro e vice-versa, no improviso, cada um desenhando em um cavalete por um período curto de tempo. Fizeram parte comigo dessa atividade os ilustradores Isabella Amaral, João Bives Burle, Marcelo Zissu e Rafo Castro, com mediação da designer e ilustradora Vivian França, além de um bate-papo com o grande cartunista da geração Pasquim, Claudius.





A princípio cada ilustrador tinha dois turnos alternados de cinco minutos cada para desenhar, mas com o passar do tempo decidimos com a mediadora encurtar para um minuto cada, tornando a proposta mais desafiadora e emocionante. Algumas crianças que estavam assistindo também participaram da atividade, tendo um cavalete só para elas. Ocasionalmente alguns dos ilustradores desenhavam em dupla com uma das crianças, gerando imagens bem criativas.







Nos momentos em que eu ficava na de fora aproveitava para desenhar no caderno. Depois de concluída a atividade, ainda aproveitei para desenhar o grupo musical que estava se apresentando durante todo o evento, o Urca Bossa Jazz e Beligerantes.




Meus parabéns à designer Angela Carvalho, idealizadora do Design na Praça pela iniciativa. E agradeço a ela e à designer Maria Clara Rezende pelo convite feito!

Registro fotográfico: Patrícia Acosta

Nenhum comentário: